Notícias

Voltar para notícias 05/11/2016

Teatro Raízes do Carvão leva cultura aos trabalhadores

Por Lucas Jorge

Grupo teatral criado há oito anos é formado por trabalhadores da Carbonífera Catarinense

 

Sair da rotina estressante do trabalho, levar um pouco de cultura aos trabalhadores e ainda explorar assuntos referentes a saúde e segurança. Esse é o objetivo do grupo de teatro “Raízes do Carvão”, que há oito anos leva o bom humor e dicas do trabalho para os mineiros da região carbonífera.

Formado por colaboradores da Carbonífera Catarinense, o grupo teatral começou com a ideia de “juntar o útil ao agradável”. “Nós conseguimos, através do teatro levar uma mensagem da importância da saúde e segurança para o trabalhador de mina. Além disso eles conseguem ter um momento de descontração e com um momento de interação cultural”, explica o engenheiro de segurança e diretor do teatro, Pedro Barbosa Daminelli.

Atualmente o grupo conta com 12 pessoas no seu elenco, trabalhadores do subsolo e também da superfície. “É bem divertido. Eu comecei a fazer após o convite de um amigo e gostei muito. Conseguimos passar os cuidados que é preciso ter na mina e, além de levar na esportiva eles sabem que o assunto é sério”, conta Esmael Florência, que é operador de bomba de drenagem no subsolo.

O grupo se apresenta em eventos e do setor carbonífero, e é sempre a atração mais esperada. “Os atores fazem porque gostam do reconhecimento dos colegas. É algo novo, se sentem bem fazendo e é um desafio diferente do que eles estão acostumados”, afirma Daminelli.

Durante os oito anos do grupo muitos temas já foram abordados. Atualmente a peça encenada é “Segurança se faz todo dia, não deixe para depois”.